Sunday, March 23, 2008

UM MUSICAL PÓS ROMÂNTICO

Sinopse:

Esta história começa na festa de casamento de dois jovens apaixonados: Madalena e Francisco. Durante a festa Madalena é abordada pela sua melhor amiga, que lhe mostra um recorte de jornal, com a notícia do casting, que vai decorrer no dia seguinte, para escolher a protagonista da nova telenovela da GLOBAL TV “Amor Virtual”. Acontece que nesse dia ela parte em lua-de-mel para a República Dominicana. Madalena passa uma noite de núpcias angustiadíssima, dividida entre o sonho de ser uma estrela e o futuro do seu casamento. Já no aeroporto, à última hora, decide fugir e ir fazer o casting, deixando Francisco desesperado á sua procura.

Quando chega ao local onde vai decorrer o casting Madalena depara-se com uma fila interminável de milhares de candidatas. A espera, os nervos e a falta de experiência acabam por se virar contra ela, pois quando chega a sua vez tem uma prestação desastrosa sendo dispensada logo na primeira eliminatória.
Destroçada pelo desaire e atormentada pelos remorsos Madalena encontra-se entre a espada e a parede. Desfeito o sonho de ser uma estrela, também não pode regressar para a família nem para o marido, que passaram o dia a ligar-lhe para o telemóvel em vão. Quando liga o aparelho e vê as 300 chamadas não atendidas e mais umas centenas de mensagens e SMS decide pôr termo à vida. Dirige-se para uma ponte para mergulhar no abismo. No último instante passa um carro, cujo ocupante acaba por resgatá-la do trágico destino. O homem recolhe-a e tenta confortá-la acabando por se apaixonar pela sua beleza. Madalena inicialmente recusa os avanços do homem mas depois acaba por ceder, pois o misterioso benfeitor é nem mais nem menos do que o director da Global TV. No dia seguinte ele impõe o nome de Madalena à produtora para protagonista do papel feminino da telenovela. A nossa jovem sente a sorte virar a favor dela e passa a viver o seu sonho de ser uma estrela. E o Francisco?

Francisco no aeroporto começou por pensar que se tratava de uma brincadeira de mau gosto, mas quando começou a ouvir o seu nome e da sua mulher a ser chamado pelo sistema de som do aeroporto entrou em pânico. Desesperado dirigiu-se ao balcão de embarque dizendo que se recusava a embarcar sem Madalena, que provavelmente tinha sido raptada. Os gritos do jovem chamaram a atenção de uma bela mulher, que se prontificou a ajudá-lo. Sem perceber muito bem como Francisco embarcou para a República Dominicana com uma desconhecida, que se veio a revelar ser a directora de produção da maior produtora de programas televisivos que, entre outros êxitos instantâneos, também ia produzir a próxima novela da GLOBAL TV “Amor Virtual”. Francisco regressa das Caraíbas com dois amores: Teresa, a directora de produção e o papel de protagonista masculino que lhe foi oferecido por esta em “Amor Virtual”.

Os ex-recém casados reencontram-se no estúdio durante as gravações. A telenovela auto realiza a profecia de ser uma mega sucesso e a imagem dos dois jovens apaixonados preenche o imaginário de todo um país ávido de romances. O seu casamento em directo bate todos os recordes de audiências e eles são felizes na tela, pelo tempo que duram os êxitos. Na realidade a sua estrela já começou a cair pois anuncia-se para breve mais um mega sucesso “Feliz Berta” e os seus protectores/amantes já piscam o olho a novas celebridades.
No Epílogo todos cantam o êxito instantâneo: “A vida por um SMS”

Aquilo que não se passa na televisão, não se passa de todo. A realidade devia ser proibida.




O INSTITUTO DO AUDIOVISUAL ADVERTE:
ESTE ESPECTÁCULO PODE TORNAR-SE REALIDADE



João Paiva